Perca o vício de fumar em sessões de hipnoterapia
Saiba como a hipnoterapia pode tratar do tabagismo
Você sabia que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de mortes causadas pelo hábito de fumar será de 7,5 milhões em 2020. Apesar das fortes campanhas contra o uso do cigarro, este ainda representa um dos mais perigosos riscos a saúde, sendo considerado o maior fator de risco para o desenvolvimento de tumores malignos, doenças pulmonares, cardiovasculares e cerebrais.
O tabagismo é considerado problema de saúde pública no Brasil. Seu controle sistemático tem sido realizado desde 1989. Em se tratando de mundo, estima-se que um em cada quatro homens e uma em cada 20 mulheres fumem, atualmente. Em nosso país, os números, que ainda permanecem alarmantes, estão diminuindo ao longo dos últimos 25 anos. A percentagem de fumantes diminuiu de 29% para 12% entre os homens e de 19% para 8% entre as mulheres. Mesmo assim, a nação representa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de usuários do cigarro, sendo 7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens.
Muitas pessoas acreditam que o hábito de fumar é bem menos prejudicial que outras drogas e por isso não se imaginam como pessoas viciadas, mas o fato é que a nicotina contida no cigarro é uma das causadoras do vício. Ela é responsável pelo “alívio” sentido ao fumar. São reações dos efeitos químicos da nicotina no cérebro. Mas, quando o indivíduo retorna a um ambiente estressante, pouco tempo após acabar o cigarro, sua tensão volta junto e logo ele precisará de outro cigarro. Tal ação forma um ciclo onde de forma a dependência da tal química para se acalmar.
Como parar de fumar?
É alarmante os números quando de trata do tabagismo no Brasil. Outro fato preocupante são os efeitos causados pelo ato de fumar. Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, “a maioria das pessoas sabe que o consumo de tabaco causa câncer e doenças pulmonares, mas muitas delas não sabem que o tabaco também causa doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais – os principais assassinos do mundo”.
Por isso, é urgente que um tabagista procure ajuda para parar de fumar. O primeiro passo é admitir que há o vício, ou seja, que o indivíduo em questão está ciente que não conseguiria interromper de vez o hábito de fumar. Com este primeiro passo dado, é de suma importância que se procure um profissional qualificado para atender a essa demanda. Há vários métodos para isso, mas é imprescindível que “se corte o mal pela raíz”.
Por meio da hipoterapia, é possível entender fatores que fizeram ou auxiliaram um indivíduo a iniciar o hábito de fumar. Seja ansiedade, preocupações ou até mesmo curiosidade, todas elas têm motivos e razões pelas quais se desenvolveram. A hipnoterapia busca exatamente entender esses motivos e razões para que o vício seja tratado. Mas, é preciso separar a hipnose de palco da hipnoterapia.
Segundo o hipnoterapeuta Norbert Schick, da cidade alemã de Bonn, na hipnose de palco, “a pessoa está em um transe tão profundo que o pensamento cognitivo é desligado”. Ele ainda explica que menos de um terço de todos os adultos é capaz de ser hipnotizado até este ponto. “É como um apagão”, pontua o profissional que há mais de 20 anos ajuda pacientes a superar seus vícios.
Como a hipoterapia funciona?
A hipnose é um estado de consciência alterada, sendo semelhante ao “transe”. Durante este processo o indivíduo sente um relaxamento físico e emocional. Este estado de transe hipnótico é na verdade um estado de concentração profunda e absoluta. Nesta condição, a pessoa em questão consegue focar totalmente sua atenção no que lhe é dito. Apesar disso, ela não perde a consciência, como muitos pensam, mas se mantém consciente, nunca fazendo nada contra a sua vontade.
Para se entender melhor sobre o processo de hipnoterapia é preciso estar ciente de que durante o estado de hipnose, as possíveis distrações exteriores são eliminadas, fazendo com que o indivíduo foque apenas na voz do terapeuta. Neste estado de concentração profunda, o paciente atende às sugestões do terapeuta e que elas o guiem por meio de seu inconsciente.
Entende-se que boa parte das doenças tem origem psicossomática, ou seja, ela é oriunda primeiramente no subconsciente, podendo transformar-se ou não em doenças físicas. Por meio da hipnose, a hipnoterapia age no subconsciente eliminando as chamadas “ordens negativas”, sendo substituídas por outras, dessa vez com teor positivo, indo ao encontro da causa que afeta a pessoa em questão.
Os interessados em tratar do hábito de fumar ou de ajudar alguém que precise podem entrar em contato comigo pelo telefone (85) 99902-4000.
.