A depressão é uma espécie de distúrbio afetivo que ao longo da história tem atingido a humanidade. A tristeza profunda é um dos sintomas apresentados pelas pessoas que sofrem com a doença, além da perda de interesse generalizada e oscilações de humor. O impacto desses sintomas podem gerar até mesmo pensamentos suicidas.
Engana-se quem ainda pensa que a depressão só atinge os adultos. Os jovens também estão suscetíveis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo. Já no Brasil, estima-se que 5,8% da população seja afetada, o equivalente a cerca de 11 milhões de pessoas. Este dado representa 7,6% da população nacional de 18 anos ou mais.
Quando se fala no tratamento contra a depressão, logo de pensa em terapia e remédios. Mas, há uma forma que pode ser mais eficaz e rápida, a hipnoterapia. De acordo com o Dr. Carlos Ribeiro, médico neurocirurgião, hipnoterapeuta e instrutor da OMNI Brasil, a hipnoterapia é um tipo específico de terapia em que se usa a ferramenta, a hipnose.
Carlos Ribeiro ainda salienta que a modalidade pode ser usada para qualquer doença, “porque a hipnose é um estado natural”. Segundo ele, as pessoas entram em transe o tempo todo. “A gente está muito mais em estado de hipnose no nosso dia-a-dia do que realmente em conexão direta”, pontua o médico neurocirurgião.
Como a hipnoterapia pode curar a depressão?
Você deve estar se perguntando sobre como a hipnoterapia pode dar um fim nessa tristeza profunda. A resposta é simples. A modalidade vai tratar da doença buscando uma forma de “cortar o mal pela raíz”. O tratamento pode auxiliar na recuperação de patologias psíquicas como a depressão, ansiedade, fobia, tristezas crônicas, melancolia, tabagismo, emagrecimento, dores crônicas e também doenças físicas.
“A gente acredita que se você tem um sinal ou sintoma, isso provavelmente foi causado por alguma coisa. Não existe restrição ou limites para a hipnoterapia. A gente acredita que a hipnoterapia é tão forte e resolutivo porque trabalhamos na causa”, coloca o Dr. Carlos. Ele ainda afirma que se existe o sintoma, é porque alguma coisa foi o responsável por gerenciá-lo.
O neurocirurgião acredita que as doenças são causadas por algo que desorganiza a mente através de um sentimento ou de uma emoção. Sendo assim, a melhor forma de resolver o problema é chegar na causa dele e eliminá-lo. A hipnoterapia faz com que o paciente regresse, por meio da hipnose, até onde o trauma ou o impacto negativo começou. Após isso, o hipnoterapeuta vai tratar de finalizar o que de fato causou o trauma para sanar os efeitos dele na vida do paciente.
Na primeira sessão já é possível perceber fortes mudanças e o sentimento de alívio imediato. Tal conforto é causado pela técnica de relaxamento profundo dirigido pelo hipnoterapeuta, que apenas por meio da voz leva o paciente a um estado de transe. Mas, engana-se que o transe é como um sono profundo. A pessoa hipnotizada permanece sobrea e acordada durante todo o processo, respondendo o hipnoterapeuta.
Ao sair do estado de transe o cliente recebe a informação de que ele pode acessar o local onde ele mesmo decidiu ir durante a sessão. Seja por meio da meditação ou através de um momento de reflexão mais profundo consigo mesmo. O que comprova que durante a hipnoterapia não há qualquer indução a um sono profundo ou estados afins.
As pessoas interessadas em resolver traumas antigos que possivelmente se resultaram em um quadro de depressão, podem entrar em contato comigo, George Pinto. Atendo em Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. Você pode me contactar pelo telefone (85) 99902-4000.